IPREMT participa de Congresso Nacional e recebe premiação por boas práticas na gestão previdenciária.

O IPREMT – Instituto de Previdência do Servidor Municipal de Taquaritinga - recebeu na última noite de terça-feira (19), em Curitiba-PR, a premiação por ter ficado em 5º lugar entre os institutos de pequeno porte de todo o país.

A premiação ocorreu durante o 17º Congresso Nacional de Previdência realizado pela ANEPREM – Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, em conjunto com o 11º Seminário Paranaense de Previdência da APEPREV – Associação Paranaense das Entidades de Previdência.

O evento teve início na segunda-feira (18), e terminou na quarta-feira (20), apresentando como tema central os “Desafios dos RPPS frente à Reforma Previdenciária”. Foram diversos temas abordados, como: Reforma da Previdência x Ajuste Fiscal; Desafios e Oportunidades de Investimentos no Cenário Econômico Atual; Previdência Complementar: Mitos e Verdades; Estratégias para Mitigar Riscos à Sustentabilidade do RPPS a partir da Auditória Operacional do TCU; Alternativas em Fundo de Ações para um Cenário de Queda da Taxa de Juros; Repercussões da Reforma da Previdência no RPPS; Mudança de Cenário: Como Investir de Forma Eficiente e Diversificada; Contribuição para o Pasep: Como Proceder; Governança e Transparência na Gestão Previdenciária; Orientações Técnicas para Elaboração da Reforma da Previdência nos Estados e Municípios; Jurisprudência dos Tribunais Superiores de repercussão no RPPS; Responsabilização dos gestores perante os órgãos de controle; Desafios da Longevidade e uma Proposta de Previdência para o Brasil; Casos de Sucesso na Gestão Previdenciária: Construindo uma Carteira de Ativos no Longo Prazo; Equilíbrio Financeiro e Atuarial no Curto, Médio e Longo Prazo; A importância da Macro Alocação para o Processo de Investimento no RPPS; Investimentos em Títulos Públicos: Formas e Procedimentos; Perícia  Médica como Instrumento de Controle na Gestão Previdenciária; Qualificação Cadastral para Fins de Emissão do E-social; e Investimentos Alternativos.

Na ocasião, o IPREMT esteve representado pela Superintendente Dra. Luciana Mattosinho; pela Diretora de Benefícios, Elba Salles Homem; pela Conselheira Administrativa e Presidente do Conselho Fiscal, Conceição Aparecida Fanelli; e pelo Procurador Autárquico, Dr. Matheus Gomes.

Segundo a superintendente do IPREMT, o troféu é resultado de muito empenho, dedicação e comprometimento da equipe com as boas práticas na gestão do regime próprio de previdência dos servidores públicos do Município de Taquaritinga/SP. “Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para que o Instituto chegasse até aqui e peço que os servidores e conselheiros continuem se aprimorando cada vez mais para garantirmos os benefícios que estão sob nossa responsabilidade e que são importantíssimos aos beneficiários”, disse. A Dra. Luciana agradeceu, também, o prefeito Vanderlei Mársico e o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha pelo incentivo e apoio recebidos durante a participação do Instituto no evento.

Um Agradecimento Especial, também, aos Servidores Efetivos do Instituto e aos  Conselheiros do IPREMT, bem como à Presidente do Conselho Administrativo Aparecida Luzia Girotto,  que ajudaram a cumprir os requisitos necessários para a participação no encontro previdenciário.

O PRÊMIO

O IPREMT ficou à frente de grandes institutos de previdência no estado, sendo que alguns não atingiram nem mesmo a pontuação mínima exigida. Ele ficou em 5º lugar. Na primeira colocação ficou o IPRECON, de Concórdia-SC. A premiação contempla três categorias: instituição de pequeno porte (com até 2.000 segurados, como é o caso do IPREMT), instituição de médio porte (com até 5.000 segurados) e instituição de grande porte (com mais de 5.000 segurados).

As instituições foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da ANEPREM, do Conselho Federal de Administração e da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda.

Para conhecer todos os vencedores, acesse http://www.aneprem.org.br/noticias/29-noticias-destaques/604-resultado-final-do-8-premio-de-boas-praticas.